quarta-feira, 30 de maio de 2012

Resenha: O Diário Serial - Igor Castro - Editora Dracaena

Sinopse: Verão no litoral catarinense. Uma época de sol, calor e muitas festas. Mas esta rotina paradisíaca mudará quando uma série de assassinatos assolar a cidade, em eventos nunca antes presenciados. Um serial killer está solto, escrevendo em seu diário seus mais profundos e aterrorizantes sentimentos, descrevendo como se sente quando mata e como pretende continuar com seu plano. A única esperança da cidade é uma dupla de jovens policiais, que caçarão o assassino nos mais diversos cantos da Ilha da Magia. Um thriller bombástico do início ao fim, que colocará o primeiro serial killer em terras florianopolitanas.


Na sexta-feira à tarde recebi o livro que o Igor tão carinhosamente postara apenas dois dias antes e no mesmo instante comecei a lê-lo. Aproveitei o final de semana para literalmente “devorar” o livro. Sem querer puxar o saco, mas desde que vi a capa de “O Diário Serial” sendo anunciado juntamente com a capa do meu livro, já fiquei empolgadíssima para ler essa história, afinal, já citei várias vezes o quanto adoro a série Dexter, tanto a da televisão quanto a do livro e eu só poderia ficar ansiosa mesmo para ler um livro sobre um serial killer. Ainda mais um em nosso país.
A abordagem do livro é bem diferente da encontrada em Dexter, enquanto neste você acaba simpatizando e até mesmo torcendo pelo serial killer mais simpático, irônico e atraente da história, em “O Diário Serial”, o assassino é uma criatura cruel e amarga, que realiza seus atos levado por um sentimento de vingança, ao contrário de Dexter, que o faz por uma “necessidade” psicopata. Mas isso apenas vem a acrescentar ao livro, que trata do assunto de forma original e inusitada.
Com uma linguagem clara, coesa e acessível, o livro nos leva a uma empolgante aventura pela paradisíaca Florianópolis (Aliás, a história me encheu de saudade da ilha que não visito desde os meus 8 anos de idade. Quem sabe não faço uma noite de autógrafos por lá no verão?)utilizando um artifício que vi poucas vezes, ele “misturou” diferentes pontos de vista da história.
Explico: a maior parte da narrativa se dá em terceira pessoa, porém, em dados momentos, são inseridos trechos do diário do criminoso que são, é claro, em primeira pessoa, onde ele fala de seus planos, motivos e maquinações. Mas o que realmente chamou minha atenção foi o fato de que ele não narra apenas cenas onde figuram os personagens centrais da história. Ele também fala sobre a vida das vítimas anteriormente à tragédia e ainda de outros personagens menos expressivos, porém, gostei de como ele fala das pessoas comuns e seus dramas e alegrias tão humanos.
Recomendo o livro para quem gosta de “Dexter” e sobretudo para os adolescentes, que adorarão a história dinâmica e de fácil compreensão, ideal inclusive para quem não possui o hábito de ler, pois apresenta uma leitura fluida e prazerosa, que lhe incentivará a querer ler outros livros de ótima qualidade como esse!!!    
Para convencê-lo e deixá-lo com um gostinho de "quero mais", assista ao booktrailer:
Comentem, perguntem, enviem suas dúvidas, sugestões, críticas, elogios, o autor nacional agradece!!! 


Um comentário: