quinta-feira, 5 de novembro de 2015

COMO SE COMPORTAR EM EVENTOS - Dicas para autores iniciantes


Honestamente, eu gostaria muito que não fosse necessário escrever um texto sobre esse assunto, mas pelo o que venho observando, isso infelizmente se faz necessário. Vejo muitos autores – eu, inclusive, admito − dando diversas gafes em eventos e o meu objetivo com esse capítulo, é evitar que você, querido leitor, as cometa:

1)    Seja pontual: De preferência, chegue até alguns minutinhos adiantado, para poder conhecer o(s) organizador(es) do evento, seus parceiros e também seus colegas autores que porventura também estiverem presentes.

2)    Conheça o evento: Prepare-se previamente para participar do evento, procure saber qual será o público presente (faixa etária, seus interesses, etc.), qual será o tema e até qual será o traje exigido (alguns eventos pedem trajes formais, outros, fantasias, outros, traje informal, etc.)

3)    Seja atencioso: Não apenas com os leitores, mas com os colegas autores e demais profissionais envolvidos.


4)    Prestigie o colega: Não há nada pior que autores que ficam no recinto apenas enquanto eles estão falando, mas que no momento da fala do outro escritor, ou se ausentam, ou ficam envolvidos em conversas paralelas, falando alto, chamando atenção para si, mexendo no celular, tirando fotos ou fazendo qualquer outra coisa que não seja prestando atenção ao outro. Isso é de uma falta de educação tremenda. Ninguém é melhor que ninguém e todos merecem respeito, não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você.

5)    Seja prestativo: Faça tudo o que for possível para ajudar o evento a ser melhor, pois com isso, todos ganham. Vale tudo: ajudar com o equipamento multimídia, acalmar um colega nervoso, distribuir marcadores, ajudar com sorteios, ajudar na arrumação do ambiente, enfim, tudo o que for necessário.


6)    Seja humilde: Todos têm algo a lhe ensinar, aproveite esses momentos tão ricos para aprender, trocar experiências e estabelecer contatos.

7)    Jamais “corte” alguém: Não há nada pior que um autor que não deixa mais ninguém falar ou que se intromete quando outro escritor está falando de seu livro a alguém, para falar do seu trabalho. Espere a sua vez. Com certeza, todos terão a sua chance de brilhar.

8)    Não se envolva em polêmicas: Não fique reclamando de tudo e todos, muito menos “puxando briga” com quem quer que seja, falando mal de algum colega, alguma obra ou gênero. Se alguém provocá-lo, contorne a situação o mais rápido possível, evitando que um mal-estar se forme. 

9)    Leve material de divulgação: Informe-se com o(s) organizador(es) quais serão os equipamentos disponíveis para divulgação. De acordo com o caso, você pode levar apresentações em Power Point, Booktrailers, marcadores de página, panfletos, banners e toda espécie de subsídio que o ajude a divulgar sua obra e facilitar o contato do público com você posteriormente.


10)  Nem todo evento é para vender: Tenha em mente que nem todo evento tem como foco a venda imediata. Os eventos onde você terá a oportunidade de ter contato com os leitores e demais profissionais da literatura são tão ou até mais importantes para sua carreira, que os voltados exclusivamente à venda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário